domingo, 23 de junho de 2013

horario de verão

Horário de Verão começa à zero hora de domingo
Medida pretende reduzir o consumo de energia entre 19 e 21 horas
Da Redação - 16/10/2010 - 10:54
            A partir da zero hora deste domingo (17), começa o horário de verão. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ele vai terminar no dia 20 de fevereiro de 2011.


             O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 19 e 21 horas. Isto evita a sobrecarga do sistema, nas linhas de transmissão, e diminui os riscos de queda de energia. Segundo o secretário de Energia, do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, no Sudeste e Centro-Oeste isto significa uma queda no consumo de 1.945 megawatts (MW), o equivalente ao gasto de energia de 62% da cidade do Rio na hora de pico.
            No caso da região Sul, a redução no horário de ponta será de 585 MW, o equivalente ao consumo entre 19 horas e 21 horas de 75% de Porto Alegre. Segundo o secretário, o consumo de energia varia durante todo o dia, na madrugada ele é bem pequeno, aumenta um pouco de manhã, cai novamente na hora do almoço, sobe a tarde e cresce ao máximo entre 19 horas e 21horas, por isso é chamado de ponta ou pico. 
            O Horário de Verão também traz um ganho, embora menor, para a queda no consumo total de energia, que deverá ficar em 0,5% nas três regiões ou de 10% da demanda de Porto Alegre.
A redução mensal no Sudeste e Centro-Oeste será de 174 MW/médios, o mesmo que 10% da cidade do Rio, e no Sul 45 MW/médios, o gasto de 10% de Porto Alegre.

Questão

D12 – Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.

O motivo pelo qual o governo estabelece o horário de verão é
A) aumentar o consumo de energia entre 19h e 21h.
B) evitar a sobrecarga do sistema.
C) reduzir o consumo de energia.
D) variar o consumo de energia durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário