domingo, 10 de novembro de 2013

Poema

Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.


Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.

Preciso guardar minha lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.

Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.

Roseana Murray. Classificados poéticos .São Paulo:Companhia Ed.Nacional,2004.



1 - As partes desse texto estão separadas por um espaço.
a) A cada parte ,damos o nome de estrofe.Quantas estrofes ele tem?


b) Agora ,anote a seguir o número de linhas que o texto possui.


2) Que palavras ou expressões ajudam a construir o ambiente da infância presente no texto ?



3) O texto traz uma frase de uma canção da cultura popular muito conhecida entre as crianças.Qual é o nome dela?


4)Copie o quarto verso da terceira estrofe do poema.


4.1) Agora responda o que se pede.
a) Qual é o verbo?

b) De qual conjugação pertence o verbo encontrado?


5) No verso:
"Lá no fundo do quintal"
  A palavra destacada dá ideia de que?

6) No verso :
  "Preciso guarda minhas lembranças"
Neste verso tem pronome possessivo.Qual é ele?


7)Liste palavras ou expressões que ajudam a construir o ambiente da infância presente no poema.





8) Complete com letras do nosso alfabeto para descobrir o nome da autora  do poema.

R...s..... .... .... ....    ......u..... ..... a....




9) Agora é sua vez !Ilustre algo que ajudam a construir o ambiente da infância presente no poema.

















Um comentário: